Caminhada não emagrece. E pode engordar!

Caminhada não emagrece. E pode engordar!

 

Sim, caminhada feita de forma errada pode ENGORDAR!

A prática, que é benéfica à saúde, pode dificultar a perda de peso.
Você conhece algum gordinho(a) que pratica caminhada há muito tempo e continua gordinho(a)? Pois é!

Muito se fala sobre os benefícios da caminhada para a saúde e o corpo. O exercício ajuda principalmente a melhorar o condicionamento cardiovascular e deixa a musculatura das pernas tonificada. Inclusive para aquele bate papo, para desestressar, ativar a circulação, é ótimo. Mas será que realmente a caminhada emagrece?
Não! Pelo contrário, fazer caminhada pode engordar.
As pessoas costumam dizer que para emagrecer o importante é fazer qualquer atividade física mas, não é bem assim. É claro que, se você gosta de praticar caminhada, é recomendado que continue. Porém, se o objetivo é o emagrecimento, você está no caminho errado.
POR QUE CAMINHADA PODE ENGORDAR?
O gasto calórico proporcionado pela caminhada (por ser uma atividade leve) não é significativo para o emagrecimento. Isso porque o segredo para emagrecer não está na quantidade de calorias gastas em um exercício, mas sim na intensidade do mesmo e no que continuará sendo gasto após a atividade (efeito provocado apenas por atividade de alta intensidade). E fique claro que, aqui, estamos falando apenas do exercício em si, sem influência da alimentação, ok!?
Por mais que durante a caminhada você gaste mais calorias do que num exercício de alta intensidade (devido ao volume maior), após realizá-la seu metabolismo ficará mais lento nas horas de repouso. Em contrapartida, após o exercício de alta intensidade, seu metabolismo ficará acelerado por muito tempo (pesquisas mostram que até mais de 48h, ou seja, você poderá passar mais de dois dias pagando o ‘débito’ da energia que gastou), pois o estímulo foi muito forte. Efeito conhecido como EPOC (questione seu professor sobre isso).
PESQUISA SOBRE PERDA DE PESO
Para confirmar essa conclusão, cito um estudo feito nos Estados Unidos com 28 mulheres que faziam exercício e 16 que não faziam. Durante um ano o primeiro grupo fez 175 minutos de caminhada por semana, enquanto o grupo menor ficou parado. Ambos tiveram sua ingestão calórica controlada.
O resultado foi que quem não fez o exercício aumentou seu percentual de gordura em menos de 1%, passando de 34,99% de gordura para 35,4%. Já o grupo que fez caminhada todos os dias, por no mínimo 20 minutos, ficou com um déficit calórico e passou de 36, 1% de gordura para 37,1%. Ou seja, as pessoas que caminharam durante um ano inteiro aumentaram mais o seu índice de gordura do que as pessoas que ficaram sedentárias. Isso porque o corpo cria alguns mecanismos de super compensação, isto é, quanto mais gordura é queimada durante um exercício, mais o corpo cria um mecanismo para compensar a perda.
MELHOR EXERCÍCIO PARA EMAGRECER
Por isso a dica para quem quer perder peso é apostar em atividades de alta intensidade, ou seja, que faça queimar mais calorias (não só durante o exercício). Antes de começar, é importante procurar um profissional que possa mostrar quais são as mais indicadas para cada pessoa e claro, te explicar detalhadamente como funciona este processo e o motivo de ser tão importante. Não fique com dúvidas, questione sempre!

E só para frisar, aqui citamos e comparamos o emagrecimento ligado diretamente a caminhada e atividade física de alta intensidade. Para obter resultados satisfatórios, tenha o acompanhamento de bons profissionais (educadores físicos e nutricionistas). Lembrem-se sempre, um profissional de confiança deve fazer parte de suas rotinas de atividades físicas. A boa orientação faz toda a diferença.

About The Author

admin

No Comments

Leave a Reply

ALGUMA DÚVIDA?

ENTRE EM CONTATO

Endereço:

Rua Antero Veríssimo da Costa, 76
Muzambinho, MG, CEP: 37890-000
contato@raphapelicano.com.br

Fone:

+55 (35) 9 9248-2258
(35) 3571-5850

Funcionamento:

Segunda—sexta: 7h–22h




VOCÊ ESTÁ PRONTO?

EXPLORE SEU POTENCIAL AGORA

%d blogueiros gostam disto: